Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entenda como funciona a votação paralela

    Neste sábado, será realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela. Essa votação é realizada por todos os TREs por meio de amostragem e serve para identificar o funcionamento das urnas sob condições normais de uso.

    A votação paralela é um procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para confirmar a segurança da urna eletrônica e ocorre no dia das eleições, 07 de outubro. É acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

    Em Mato Grosso do Sul serão sorteadas duas urnas eletrônicas, sendo uma da capital e outra do interior do Estado, que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Essas urnas são retiradas do local de votação na véspera da eleição e substituídas por outras. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.

    Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

    Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

    • Publicações1127
    • Seguidores284432
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-como-funciona-a-votacao-paralela/100113784

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)